HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda à sexta : 8:00 - 20:00

(41) 99547-1400

(41) 3029-4040 

(41) 3016-4045

 

R.Ébano Pereira, 44 - Sala 703 Centro - Edíficio Elias A. Bittar

Email: fisioform@gmail.com

ENTRE EM CONTATO

UM POUCO SOBRE JOSEPH  PILATES

  Joseph Hubertus Pilates foi o criador da Contrologia –  era desta forma que o Método era chamado e posteriormente ficou conhecido como Método Pilates.

 

  Ele nasceu em uma pequena cidade alemã chamada Monchengladbach, perto de Dusseldorf, em 9 de dezembro de 1883.

  Seu pai foi um premiado ginasta, e sua mãe trabalhava como naturopata – são pessoas que preferem usar remédios naturais, como ervas e alimentos em vez de cirurgia ou drogas sintéticas – então podemos dizer que Pilates já cresceu em meio à atividade física e a importância da saúde do corpo.

  Quando pequeno, Joseph Pilates foi uma criança muito doente e sofria de asma, raquitismo e febre reumática e assim dedicou sua vida à melhorar sua força física.

  Se tornou autodidata e aprofundou seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa. A partir daí decidiu se dedicar à prática de exercícios físicos a fim de obter um corpo forte e saudável.

  Pilates focalizou nas técnicas respiratórias para ajudar com a asma e se exercitava de calção, ao ar livre, para tratar o raquitismo (doença causada por uma deficiência de vitamina D). Daí derivam suas famosas fotos  praticando Pilates apenas de calção. Aos 14 anos, seu corpo já era tão desenvolvido que posou para um atlas de anatomia.

  Já em sua fase adulta, quando tinha 32 anos, Joseph Pilates migrou para a Inglaterra onde trabalhou como boxeador profissional. Na mesma época, foi convidado a ensinar autodefesa aos detetives da Scotland Yard (Serviço Metropolitano de Polícia).

  Porém, apenas dois anos depois de se mudar para o Reino Unido, dá-se início à Primeira Guerra Mundial, e sendo considerado inimigo da pátria por ser alemão, Joseph foi preso e mandado para um campo de concentração na Ilha de Man, onde começou a desenvolver o Método

Pilates.

  Joseph e Clara ensinaram e supervisionaram seus alunos até a década de 60 quando Pilates veio a falecer aos 83 anos em 1967. A causa de sua morte nunca foi confirmada. Alguns dizem que ele faleceu após um incêndio no seu estúdio, outros afirmam que teve complicações respiratórias, agravadas pelos cigarros e charutos que fumava. Outros  ainda acreditam que foi por causa da idade avançada.

  Durante sua vida Joseph Pilates manteve seu corpo em forma, com um excelente físico mesmo na idade avançada e suas fotos comprovam os resultados dos exercícios e do seu estilo de vida saudável. 

  Ele era um instrutor muito rígido e comprometido com a sua filosofia, e segundo histórias contadas, Joseph acreditou fervorosamente no seu trabalho, até o seu último suspiro.

PILATES E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE