HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De segunda à sexta : 8:00 - 20:00

(41) 99547-1400

(41) 3029-4040 

(41) 3016-4045

 

R.Ébano Pereira, 44 - Sala 703 Centro - Edíficio Elias A. Bittar

Email: fisioform@gmail.com

ENTRE EM CONTATO

A FISIOTERAPIA PREVENTIVA

 É o ramo da fisioterapia que se preocupa com a prevenção e não apenas com a reabilitação, visa muito mais do que atender pessoas doentes, é promover a saúde e prevenir doenças, levando a uma melhora geral da qualidade de vida.

Existem 3 perfis para os quais a fisioterapia preventiva é direcionada:

1 - FISIOTERAPIA PREVENTIVA PARA IDOSOS

 Compreende um conjunto de exercícios físicos e respiratórios com o objetivo de manter a funcionalidade e o bem-estar do idoso, bem como evitar ou retardar complicações. As principais indicações dessa modalidade de fisioterapia para pessoas com mais de 60 anos envolvem a reversão de quadros de fraqueza muscular, degeneração articular, dor e cansaço, diminuição da agilidade e falta de equilíbrio.

 Os procedimentos da fisioterapia preventiva ajudam a prevenir riscos de doenças comuns nessa faixa etária, como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas, osteoporose, hérnias de disco, tendinites, bursites, artrose, etc.

Além disso, a prática é eficaz no controle de dores nas articulações e no tratamento de problemas com insônia, depressão e ansiedade.

2 - FISIOTERAPIA PREVENTIVA NAS EMPRESAS

 As pressões características do ambiente corporativo e o acúmulo de tarefas no dia a dia, somados à postura inadequada e aos movimentos repetitivos no local de trabalho, está fazendo com que a prevenção do estresse ganhe cada vez mais a atenção dos planos de saúde voltados para o mercado empresarial.

 Associada às técnicas de ginástica laboral e treinamento físico, a fisioterapia preventiva proporciona um bem-estar a curto, médio e longo prazo para o funcionário e, consequentemente, um melhor resultado para a empresa, sendo uma importante ferramenta para prevenir o aparecimento de lesões musculoesqueléticas ligadas a atividades dentro do ambiente de trabalho (LER/DORT).

 Os programas envolvem ações para incentivar os empregados a adquirir uma consciência corporal e novos hábitos de vida, gerando um bem-estar físico e emocional no ambiente de trabalho.

3 - FISIOTERAPIA NOS ESPORTES

 O objetivo da fisioterapia preventiva para este público é evitar que o esportista sofra uma lesão, melhorando assim seu desempenho e rendimento nos treinos e competições. Entre os praticantes de atividades esportivas, o trabalho de prevenção deve ser feito por um fisioterapeuta habilitado e que conheça a fundo o esporte que seus pacientes praticam. Com este conhecimento, ele será capaz de avaliar os pontos principais e individuais que podem gerar lesões a curto, médio ou longo prazo.

 Entre as técnicas que podem ser usadas para um trabalho de fisioterapia preventiva estão o alongamento e as terapias manuais como osteopatia, termoterapia, eletroterapia e crioterapia (com uso de gelo).  

 Para identificar os fatores de risco deve-se definir se o esporte é individual ou coletivo, de contato ou de impacto, se é praticado ou não em nível de competição. Outras informações como a idade e o gênero do praticante, suas lesões prévias, seu condicionamento físico, flexibilidade e força muscular também devem ser levados em conta.

1/3